Mariana, MG
Dica para curtir o carnaval pertinho de BH.
Para quem quer curtir o carnaval, a cidade de Mariana possui blocos carnavalescos com décadas de existência, como o bicentenário “Bloco Zé Pereira da Chácara”, o mais antigo bloco carnavalesco em funcionamento do Brasil. A cidade se mostra uma alternativa ao também tradicional carnaval universitário de Ouro Preto, sendo que a festa marianense é um evento mais familiar.
FICHA DA VIAGEM: | |
CIDADE: | Mariana/MG |
DISTÂNCIA: | 106 Km |
COORDENADAS: | LATITUDE: 20°22’40” sul
LONGITUDE: 43°24’58” oeste |
TIPO DE ESTRADA: | ASFALTADA |
PEDÁGIOS: | — |
ATRAÇÕES: | · Praça Minas Gerais
· Mina de Ouro da Passagem · Igreja de São Pedro dos Clérigos · Igreja de São Francisco de Assis · Praça Gomes Freire |
MAIS INFORMAÇÕES: | http://mariana.org.br/ |
Paisagens da estrada
A estrada por si só já merece o passeio! Ir de moto para Mariana (ou Ouro Preto) é curtir a paisagem do início ao fim, com os “mares de montanha” e as obras de arte, como o pontilhão de linha férrea sobre a MG030 que vai de Lobo Leite (distrito de Congonhas) até Miguel Burnier (Distrito de Ouro Preto).
História da cidade
Mariana, foi a primeira capital de Minas. Com cerca de 58 mil habitantes, a economia local depende principalmente do turismo e da extração de minérios.
No século XVIII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.
A cidade atualmente é palco de disputa judicial. Em 2015, Bento Rodrigues, um subdistrito de Santa Rita Durão, que é um dos distritos de Mariana, foi destruído após o rompimento de uma barragem.
Possui um enorme patrimônio arquitetônico do barroco produzido durante o Brasil Colonial e atualmente recebe diversos praticantes de montanhismo e mountain bike.
A cidade é considerada a primeira cidade planejada do estado de Minas Gerais. A maior parte do patrimônio arquitetônico está localizada no Centro Histórico, que se iniciou a partir de três praças:
- Praça Claudio Manuel: Mais conhecida como Praça da Sé, é a principal praça da cidade. Por abrigar a Catedral, é amplamente utilizada para eventos religiosos e artísticos.
- Catedral (Sé): uma das maiores igrejas da cidade e a mais importante, localizada na Praça da Sé. Além de sua rica decoração interna, a catedral possui um precioso órgão possivelmente construído por Johann Heinrich Hulenkampf em Lisboa em 1723 e transladado ao Brasil em 1753, como presente da Coroa de Portugal ao primeiro Bispo de Mariana, escapando assim da destruição acarretada pelo terremoto de Lisboa em 1755.
- Praça Gomes Freire: Conhecida na cidade simplesmente como O Jardim, a praça possui um coreto, um lago, uma fonte e vários canteiros. Cercada de bares, clubes e restaurantes, é um grande ponto de encontro dos habitantes.
- Praça Minas Gerais: Essa praça, mais elevada que as outras duas, marca o início da parte alta do centro histórico. Possui um pelourinho, e é onde se encontra a antiga Casa da Câmara e Cadeia, a Igreja São Francisco de Assise a Igreja Nossa Senhora do Carmo. O contraste entre o estilo das duas igrejas cria um cenário único para quem chega a essa praça.
Além das praças, a cidade possui vários outros pontos de interesse como o Museu de Arte Sacra de Mariana, Museu da Musica de Mariana, Antigo Seminário, Igreja do Rosário, dentre outros.
Outros Passeios
Quem tiver mais tempo, pode também fazer um passeio na Mina da Passagem, que é uma das maiores minas ainda existentes para visitação no mundo.
A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo incomum, através de um trolley, que chega a 315m de extensão e 120m de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago natural.
Como é pertinho de Ouro Preto, é possível conhecer as duas cidades no mesmo dia fazendo o percurso de moto ou deixando a moto estacionada em uma das cidades e indo de trem para a outra.
O Trem da Vale, fruto da parceria entre a Vale do Rio Doce e as Prefeituras Municipais de Mariana e Ouro Preto, voltou a funcionar em abril de 2006, com viagens diárias. A Estação Ferroviária de Mariana foi totalmente revitalizada e é um ponto turístico da cidade.
Funcionamento: Segundas e terças de 9h às 17 horas, e quartas a domingos de 9h às 17:30 horas.
Preço: R$ 39,00 (apenas em dinheiro)
Funcionamento: apenas nos fins de semana e feriados
Preço: informações no site
Reserve seu hotel em Mariana para curtir o carnaval AQUI!
Deixe uma resposta