Costa Amalfitana de Moto – Parte 03: Os Hotéis

Antes de mais nada é preciso me situar: Adoro mordomia! E por este motivo, odeio acampar e gosto de conforto!
Se escolher um hotel bom com preço acessível é uma dura tarefa, imagina selecionar 8 hotéis, que tenham disponibilidade para 4 quartos, conciliando o perfil de todos do grupo!

Assim que fechamos as passagens, montei o roteiro considerando o dia final em que cada um dos participantes regressaria ao Brasil (sim, foram 3 grupos de retorno diferentes)!. Com as cidades base definidas – Roma, Gaeta, Nápoles, Sorrento, Amalfi, Policoro, Castelpetroso e Roma novamente, fui para o Booking.com procurar opções.

Sempre reserve o mais cedo possível com a opção de cancelamento gratuito. Assim você consegue um preço bom pela antecedência e não corre o risco de ter que mudar o roteiro. Reservei os meus com 7 meses de antecedência e todos os meses eu olhava as opções novamente para ver se não havia aparecido alguma promoção ou hotel melhor com preço menor. Dessa vez isso não aconteceu, então ter feito a reserva com antecedência nos garantiu preços muito menores do que os praticados nas datas mais próximas da viagem (ainda mais por ser alta temporada na Costa Amalfitana).

Meu filtro inicial de pesquisa possui as seguintes características:

No caso da viagem de moto, ter estacionamento privativo era imprescindível, pois não iriamos deixar as motos alugadas na rua durante a noite. Os outros itens foram sendo ajustados conforme a cidade.

Leio todas as avaliações dos hóspedes anteriores, olho a localização do hotel no mapa e abro o TripAdvisor para conferir também as avaliações feitas nele. Um hotel bem avaliado tanto no booking quanto no TripAdvisor, com nota acima de 8.5 tem grande chance de ser meu escolhido!

Então abaixo, seguem os hotéis e suas avaliações:

ROMA (Chegada)

HOTEL TITO

Link para reserva no Booking:  HOTEL TITO

Valor: Abaixo de € 100 a diária

Localização: Excelente! A um quarteirão da Estação Roma Termini, ou seja, dá para ir para qualquer lugar de Roma pegando o metrô ou taxis que ficam aos montes ao redor da estação.

Como foi a chegada: O prédio não tem cara de hotel. Quando você chega na porta, parece mais um edifício residencial. Tem um interfone, identificando a recepção. Tudo muito simples e muito funcional.

O quarto: Exatamente como está no Booking. Os quartos das pontas são mais espaçosos que os do meio do edifício (dica para reserva).

Café da manhã: Fica na bancada no corredor de acesso aos quartos. Em cada quarto tem uma bandeja de madeira para você ir servir o café e voltar para tomar na cama. Achei o custo benefício muito bom.

Comodidades: Cama muito confortável, com travesseiros extras.

Do que eu não gostei: Wi-fi. Poderia ser melhor.

Observação Importante: Este hotel não possui estacionamento.

GAETA

HOTEL MIRASSOLE INTERNACIONAL

Link para reserva no Booking: HOTEL MIRASSOLE INTERNACIONAL

Valor: Próximo de € 100 a diária

Localização: Perto da avenida da praia.

Como foi a chegada: Fácil de achar o hoteo, bem perto da praia.

Estacionamento: O estacionamento fica dentro do hotel mas em uma área distante dos elevadores. Primeiro hotel carregando baú escada acima e escada abaixo.

O quarto: Exatamente como está no Booking. O banheiro é grande mas o box é minúsculo. Tem uma varandinha.

Café da manhã: Muito farto e variado.

Comodidades: Cama confortável, com travesseiros extras.

Do que eu não gostei: Do box. Eu sou pequenina, mas meu marido sofreu! O pessoal da recepção também não é muito simpático (mas isso foi uma constante em quase todas as cidades das Itália).

NÁPOLI

HOTEL NUVÒ

Link para reserva no Booking: HOTEL NUVÒ

Valor: Abaixo de € 100 a diária

Localização: Não se enganem com a área estranha do hotel! Nápoli é uma cidade bem diferente mesmo. O hotel fica na área portuária de Nápoli, uma área feia. É também bem afastado dos pontos turísticos, mas tem uma estação de trem bem em frente e o bilhete do trem é vendido na recepção do hotel.

Como foi a chegada: Muito susto com a área ao redor do hotel, mas depois vimos que era a cara da cidade.

Estacionamento: Muito seguro. O proprietário do hotel fez questão de colocar as motos no fundo, na parte coberta.

O quarto: Espaçoso. O banheiro é grande mas o box também é minúsculo.

Café da manhã: Muito farto e variado.

Comodidades: Cama confortável, com travesseiros extras.

Do que eu não gostei: Do box de novo!

Observação: Equipe do Hotel nota 1000. Atendente (Ada) extremamente educada e solícita.

SORRENTO

PALAZZO STARACE

Link para reserva no Booking: PALAZZO STARACE

Valor: Acima dos € 150 a diária

Localização: Fica no burburinho da cidade, em uma rua sem acesso a carros (Problema 1). Para passear é tudo de bom. Muito perto também da marina para pegar o barco para a Ilha de Capri. Pra mim foi o ponto positivo do hotel.

Como foi a chegada: Recebemos um whatsapp da recepcionista perguntado a hora da nossa chegada porque a recepção do hotel só funciona até as 20hs. Sorte que chegamos as 19hs porque não havíamos visto a mensagem. Como o hotel fica meio escondido, ela nos esperou na praça.

Estacionamento: Mega problema 2: O estacionamento não fica no hotel. É um convênio feito com um estacionamento público que fica a alguns quarteirões de distância. Eles possuem o serviço de transfer até o hotel. Mas de moto, foi realmente muito complicado! A polícia, nem um pouco simpática, não permitiu que parássemos perto da rua fechada para descarregarmos os baús. Com isso, tivemos que parar do outro lado da praça, descarregar os baús e ficar esperando os maridos levarem as motos até o estacionamento e voltar com o transfer para ajudar a carregar a bagagem.

O quarto: Nós ficamos no menor quarto do hotel. Muito pequeno mesmo.  O banheiro era razoável, mas o box vazava água para fora e o chuveiro saia apenas uns 10 pingos. Outros casais do grupo tiveram mais sorte e pegaram quartos amplos, então se for reservar, peça os quartos amplos!

Café da manhã: Ponto alto do hotel. Ficamos em uma mesa grande, que comportava todo o grupo e o café era feito na hora, de acordo com a preferência de cada um: ovos mexidos, omeletes, tipo de café, etc.

Comodidades: Nosso grupo ganhou o conteúdo do frigobar como mimo por termos reservado 4 quartos.

Do que eu não gostei: O hotel não tem elevador. As malas são içadas através de um elevador improvisado com um cabo de aço e roldanas. Achei o quarto pequeno demais. Em toda a viagem foi o hotel mais caro (Sorrento é uma cidade com acomodações caras) e não achei que valeu tanto a pena.

AMALFI

VILA MARIA

Link para reserva no Booking: VILA MARIA

Valor: Acima dos € 150 a diária

Localização: Não fica exatamente em Amalfi, e sim, em Pogerola, uma cidadezinha de menos de 1000 habitantes no alto de Amalfi. Exatamente por este motivo, a vista é deslumbrante! Fica ao lado da igreja da cidade, em frente a um mirante.

Como foi a chegada: Chegamos antes da hora do check in e um dos proprietários guardou nossos baús para que pudéssemos sair sem as tralhas laterais. O hotel tem apenas 6 quartos, todos muito lindos.

Estacionamento: Não é dentro do hotel, mas é perto. Como as motos podem parar na porta, foi fácil desmontar e remontar os baús.

O quarto: Nós ficamos no andar térreo. O quarto é muito amplo, com um excelente banheiro (box grande e chuveiro farto).

Café da manhã: Bem simples, mas honesto.

Comodidades: Travesseiros extras, frigobar, cobertores de primeira.

Do que eu não gostei: De ter ficado só uma noite! O staf do hotel é muito atencioso, todos familiares. O vilarejo é imperdível, com seus moradores simpáticos e hospitaleiros. Um destaque para a Patricia dona da venda que nos atendeu em um domingo a noite e ao Sr. Benito, dono do bar/sorveteria em frente ao hotel que é uma graça de pessoa.

POLICORO

HOTEL MARINAGRI RESORT

Link para reserva no Booking:  HOTEL MARINAGRI

Valor: Abaixo dos € 150 a diária nos fins de semana e abaixo dos € 100 durante a semana

Localização: Policoro é um destino de fim de semana para os italianos. Então o hotel serve basicamente a quem quer velejar ou andar de lancha.

Como foi a chegada: O hotel é lindo! Realmente um oasis de requinte. Como chegamos tarde, resolvemos jantar no hotel mesmo.

Estacionamento:  Estacionamento coberto e perto do loby do hotel.

O quarto: Os quartos são muito grandes, com banheiro e box nas mesmas proporções. Todos os quartos tem varanda com saída para a piscina descoberta.

Café da manhã: Muito farto, estilo resort mesmo.

Comodidades: Vários travesseiros extras, frigobar, cobertores de primeira.

Do que eu não gostei: De ter ficado só uma noite!

CASTELPETROSO

FONTE DEL BENESSERE RESORT

Link para reserva no Booking: FONTE DEL BENESSERE

Valor: Abaixo dos € 150 a diária

Localização: Na entrada da cidade, perto do Santuario de Castelpetroso.

Como foi a chegada: Chegamos a noite, pelos fundos do hotel (coisa do Waze), mas logo achamos a entrada e o hotel é realmente espetacular. O Fonte Del Benessere Resort inclui academia gratuita e centro de bem-estar e massagem com piscina coberta, sauna, banho turco e vários tratamentos. Há uma área de relaxamento com chás de ervas e frutas frescas.

Estacionamento:  Estacionamento descoberto, um pouco longe da entrada do hotel (vamos carregar os baús!).

O quarto: Os quartos são muito grandes, com varanda. Recebemos um upgrade e ficamos na suite junior com hidromassagem no meio do quarto e ante-sala. As suítes tem varanda com vista para a grande piscina e os quartos tem varanda com vista para o Santuário de Castelpetroso.

Café da manhã: Menos do que eu esperava para um hotel dessas proporções, com poucas opções, mas gostoso.

Comodidades: Travesseiros extras, frigobar, cobertores de primeira, quatro roupões e chinelos para usar nas dependências do spa. Aliás o spa com piscina de massagens é um item a parte. Só experimentando para saber o quanto  bom.

Do que eu não gostei: De ter ficado só uma noite!

ROMA (Saída)

Il ROSSO E IL BLUE

Link para reserva no Booking: IL ROSSO E IL BLUE

Valor: Abaixo dos € 100 a diária

Localização: Muito perto do Vaticano. Escolhemos esta localização porque o Vaticano seria nosso passeio final em Roma. Tem um metrô pertinho também.

Como foi a chegada: Não tem cara de hotel. Aliás a fachada do prédio é muito feia e parece que você está chegando em um edifício comercial antigo. A recepção fica em um andar superior e parece que o prédio abriga outras funções além do hotel. Parte do nosso grupo ficou no primeiro andar e parte no sexto. Cada andar tem 3 quartos, uma cozinha com cafeteira a disposição, mesinhas, fogão e forno. A recepção não funciona 24 horas e fomos instruídos a deixar o dinheiro do que foi consumido no frigobar, assim como a chave do quarto, em cima da bancada e bater a porta. O check out foi feito junto com o check in.

Estacionamento: Não tem. Mas já havíamos devolvido as motos.

O quarto: Quartos pequenos, mas banheiros com box grande.

Café da manhã: O café da manhã é terceirizado e é servido na lanchonete que fica embaixo do hotel. Recebemos uma vale café que foi apresentado na lanchonete. Muito gostoso.

Comodidades: A cozinha montada com a máquina de café fez diferença. Logo abaixo do hotel tem uma pizzaria muito boa. Foi só comprar as pizzas e ir comer na copinha.

Do que eu não gostei: De não ter travesseiros extras.